Edu Ardanuy
Eduardo Ardanuy é um guitarrista brasileiro que foi eleito pelos leitores da Revista Cover Guitarra como o melhor guitarrista do país nos últimos 10 anos, e é considerado como um dos melhores do mundo.
Hoje é conhecido internacionalmente mas nem sempre foi assim, uma vez perguntaram a ele ; “o que você fez no passado e que hoje não faria mais? ” e ele respondeu que não tocaria mais de graça, o caminho que Edu percorreu pra chegar onde esta foi muito difícil no começo é inevitável, o cachê quase sempre é pouco ou até mesmo nada . Faz parte do inicio da carreira em qualquer profissão onde você começa como estagiário ganhando uma “merreca” por um bom tempo apenas para adquirir experiência . E com o Dr. Sin não foi diferente, apenas com o prestígio que a banda adquirindo com o tempo os cachês foram aumentando.
A Dedicação de Edu com a musica e principalmente com a guitarra sempre foi muito intensa, estudava várias horas por dia e vivia em função do instrumento, hoje como um musico muito mais maduro e como uma vasta experiência como professor diz que não se acha o cara mais certo para tratar de um assunto relacionado ao tempo de estudo que um guitarrista tenha que ter, mas diz que para qualquer um, musica é melodia, harmonia e ritmo. Harmonia é relativa à acordes, progressões, consonâncias e dissonâncias, melodia ta ligado a arpejos e escalas, mas o que é o principal e organiza dando sentido a tudo isso é o ritmo. O musico que não pesquisa ritmos, por mais que ele conheça as escalas, seu som será sempre pobre e infantil.
Carreira
Eduardo Ardanuy possui um currículo invejável, considerado um dos melhores guitarristas do país, eleito tanto pelo público como pelas melhores revistas especializadas, é um modelo a ser seguido tanto pelos iniciantes como para aqueles que já possuem algum know-how no mundo da guitarra. Já participou das bandas A Chave, Anjos da Noite, Supla, Eduardo Araújo e desde 1992, junto de Andria Busic e Ivan Busic, montaram a banda Dr.Sin, da qual faz parte até hoje.
Com a banda Dr.Sin participou de grandes eventos como o Hollywood Rock, Monsters of Rock e M 2000 – Summer Concert, abrindo shows de grandes nomes do rock como Ian Gillan, AC/DC, Dream Theater, Mr. Big, Steve Vai, Joe Satriani, Yngwie Malmsteem, Bon Jovi, entre outros.
Em 1998, junto com outros dois grandes guitarristas, Frank Solari e Sérgio Buss, montaram o projeto instrumental Tritone, do qual resultou na gravação do CD Just For Fun (and Maybe Some Money) e também realizaram shows pelo país.
No mesmo ano, em uma votação feita por 200 guitarristas brasileiros e organizada pela revista Guitar Player Brasil, foi eleito um dos dez melhores guitarristas do país, onde pode ser conferido no CD produzido pela revista Guitar Player, junto a outros grandes nomes da guitarra brasileira.
Eduardo Ardanuy também é muito popular como professor de guitarra, já leciona a mais de 15 anos e vem ministrando aulas e workshops por todo país.
Atualmente toca na banda Dr. Sin, solo, e em projetos paralelos (como o Tritone). Um dos grandes marcos de sua carreira foi ter tocado com Steve Vai em um show no Rio de Janeiro, sendo convidado pelo próprio devido a amizade feita com o guitarrista em um show de abertura.
Guitarra : Tagima
Amplificadores : Warm Music
Corda : Solez
Cabos : :Sparflex
Microfones e transmissores : AKG
Palheta : Ferez
Veste : Lady Snake
Discografia
· Com a Chave do Sol - 1989
· Com o Anjos da Noite - 1990
· Com o Supla - 1991
· Com o Dr. Sin - 1993
Álbuns de estúdio
EPs
§ Live in Brazil - ao vivo (1999)
Álbuns ao vivo
§ Dez Anos Ao Vivo (2003)
Com o Tritone
§ Just For Fun (And Maybe Some More Money...) (1998)
Solo
§ Electric Nightmare (2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário